sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Momento História

Quem não se lembra do Campo Grande Atlético Clube? Hoje iremos citar um pouco da história do clube que revelou Dadá Maravilha para o futebol e onde o técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou sua vitoriosa carreira de treinador.

O Campo Grande foi fundado no dia 13 de junho de 1940, por jovens e adultos aficcionados pelo futebol, no bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Atualmente figura na terceira divisão (série C), do Campeonato Carioca.

A equipe que revelou Dadá Maravilha (jogou nos juniores do clube em 1965), passa por sérias dificuldades financeiras.

Sua maior conquista foi a Taça de Prata (Brasileirão série B) de 1982. A partida final foi contra a equipe do CSA (AL), no estádio de Ítalo Del Cima. Com o estádio completamente lotado, ganhou por 3 a 0, com dois gols de Luizinho das Arábias e um de Lulinha. A equipe que foi a campo para aquela histórica partida foi: Ronaldo, Marinho, Pirulito, Mauro e Ramírez; Serginho, Lulinha e Pingo (Aílton); Tuchê, Luisinho das Arábias e Luís Paulo. O  técnico deste esquadrão era o Décio Esteves.

Um dos maiores orgulhos do Galo da Zona Oeste é o Estádio de Ítalo Del Cima (foto), que tem a capacidade para 18000 torcedores.

A equipe foi rebaixada para terceira divisão em 2009. Em 2010, em 7º lugar na competição com 25 pontos.
O atual técnico da equipe é o ex-jogador Valdir (bigode), revelado pelo clube, com passagens marcantes pelo Vasco, São Paulo e Atlético Mineiro.

O que mais se destacou nos últimos anos, no futebol profissional do clube, foi a equipe feminina, que é duas vezes campeã carioca: 2004 e 2008.

Principais Conquistas:
Campeão Brasileiro da Taça de Prata 1982
Campeão Carioca da Segunda Divisão 1985, 1993
Campeão Carioca de futebol feminino 2004 e 2008
Campeão da Taça Otávio Pinto Guimarães de Juniores 1986

Um comentário:

  1. Como seria bom ver o querido Campusca de volta à elite do futebol carioca. O Campo Grande faz falta.
    Parabéns pela pesquisa.
    Abraços

    ResponderExcluir