quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Momento História

Mais uma vez, estou saindo um pouco do cenário carioca dos chamados "pequenos" clubes. Iremos ressaltar a história do Botafogo Futebol Clube. Equipe da cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior do Estado de São Paulo, que já produziu craques como Sócrates e Raí.

O Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto foi fundado em 1918. Naquela época, cada bairro da cidade era representado por um ou mais times, que jogavam entre si em disputas bastante acirradas.

Para reverter essa situação, um grupo ligado ao Ideal F.C. convidou representantes dos outros dois times de Vila Tibério para discutirem a possibilidade de uma fusão, buscando o apoio de todos os moradores do bairro em torno de apenas um clube.
Depois de consumada a união entre os três times, faltava escolher o nome do novo clube. Diz a lenda, que depois de muita discussão e confusão, sem que se chegasse a nenhuma conclusão, um dos diretores declarou que botaria fogo em todos os documentos e que a fusão das equipes seria desfeita. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. Nas primeiras décadas do século, o Botafogo do Rio de Janeiro era um dos clubes mais famosos do Brasil e todos concordaram em homenagear o time carioca na hora de batizar a nova associação.

Na posse do primeiro presidente, Joaquim Gagliano, funcionário da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, foi realizado o primeiro rateio para a compra de material esportivo para o Botafogo. Funcionários da Cervejaria Antarctica e da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro logo aderiram ao novo clube, como torcedores e colaboradores.

A primeira partida do clube aconteceu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio. O time de Ribeirão Preto não se intimidou em estrear fora de casa e venceu por 1 a 0.

O primeiro título veio em 1927, quando o Botafogo sagrou-se Campeão do Interior. Foi a única vez que um time de Ribeirão Preto levou esse título, glória que o maior rival dos botafoguenses, o Comercial, não possui em sua história.

O ano de 1956 foi um dos mais brilhantes na história do Botafogo. O clube foi o campeão do Centenário de Ribeirão Preto, ao vencer o Comercial por 4 a 2; foi premiado com a Taça dos Invictos, que pela primeira vez era oferecida a um clube do interior, depois de ficar 19 partidas sem ser derrotado. Também ganhou a segunda divisão do campeonato paulista.

No ano de 1968, foi inaugurado o Estádio Santa Cruz, o maior patrimônio e orgulho do clube. Com capacidade para 50.000 pessoas, é um maiores estádios particulares do mundo. Já foi palco de abertura e finais do campeonato paulista, como o de 1995, envolvendo Corinthians e Palmeiras.


Em 1977, 21 anos depois da conquista do título da Segunda Divisão, o Botafogo voltou a ser responsável por um inesperado dia de festa em Ribeirão Preto. O Tricolor foi o campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista e ficou com a Taça Cidade de São Paulo. Um dos maiores jogadores revelados pelo Botafogo participou dessa conquista: Sócrates (foto). Somente na década de 90, o Botafogo voltou a figurar na elite do futebol brasileiro. O clube de Ribeirão Preto voltou a disputar a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 99, depois dos vices-campeonatos na Série C, em 96, e na Série B, em 98, quando perdeu o título para o Gama.

Atualmente o Botafogo figura na elite do Campeonato Paulista.

Principais conquistas:
Campeão do Interior em 1927
Campeão do Centenário de Ribeirão Preto em 1956
Campeão da Taça Cidade de São Paulo em 1977
Vice-campeão brasileiro da Série C em 1996
Vice-campeão brasileiro da Série B em 1998
Campeão Paulista da Série A2 (Primeiro Turno) em 2000
Vice-campeão Paulista em 2001

Fonte: Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário