quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Momento História

Hoje iremos relatar a história do Bangu, tradicional clube da zona oeste carioca. Clube que já foi vice-campeão brasileiro de 1985.

A história do Bangu Atlético Clube começa realmente em fins do século XIX. Dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os operários ficaram empolgados com a narrativa dos europeus, sobre a nova modalidade desportiva. Das conversações, nasceu a idéia de fazer-se um "field". "Field" era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Mas... e as bolas? Já havia uma trazida pelo técnico Thomas Donohoe, ou melhor, seu 'Danau" (essa bola ao que tudo indica, foi a primeira bola de futebol da Cidade Maravilhosa).

Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Eis que um dia ao ser aberta, na fábrica, uma caixa, sendo encontrado bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enchê-la e alguns pares de chuteiras.

Ao iniciar-se o século XX, já se praticava o futebol em Bangu, em uma área cedida pela Companhia Progresso Industrial do Brasil e que seria, como foi, um campo provisório, localizado bem ao lado direito das salas de trabalho então existentes.

Sentindo o entusiasmo que despertava em todos, o novo jogo, o Sr. Andrew Procter sugeriu a fundação de um "club". Após uma reunião preparatória, na qual tomaram parte os Srs. Andrew Procter, John Starck, José Villas Boas, Thomas Donohoe, Clarence Hibbs, Willian French, Willian Procter, Martinho Dumiense, José Medeiros, José Soares, Frederich Jacques e Thomas Hellowell, quando se decidiu, definitivamente, fundar-se o "club", dias após, precisamente a 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão (depois Rua Ferrer e hoje Av. Cônego Vasconcelos) foi, oficialmente, fundado o Bangu Atlético Clube.

Curiosidades:
- O Bangu foi o primeiro clube a aceitar atletas negros no Rio de Janeiro, assim ganhando a medalha Tiradentes da Câmara Municipal do Rio de Janeiro no ano de 2001.

- Zózimo em 1958 e 1962, Zizinho (1950) e Fidélis (1966), foram os jogadores do clube, que jogaram em Copas do Mundo.

- Alguns principais jogadores da história: Ladislau (maior artilheiro, com 22 gols), Zizinho, Zózimo, Fidélis, Domingos da Guia, Ademir da Guia, Arthurzinho, Marinho.

Em 1947 foi inaugurado o Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, com capacidade de 9500 pessoas,  popularmente conhecido como Moça Bonita.

- As cores do clube foram escolhidas pelos fundadores ingleses, em homenagem a São Jorge, padroeiro da Inglaterra.

Principais títulos:
1º Campeão Carioca Profissional em 1933
Campeão Carioca em 1966
Taça Rio de 1987
Campeão Carioca da Série B em 1911, 1914 e 2008
Campeão mundial do Torneio de Nova York em 1960
Campeão do Torneio Início de 1950. Primeiro clube a conquistar um título no Maracanã.

Fonte: Bangu net

Um comentário:

  1. Que história bonita a do Bangu hem. É o único time que restou da Zona Oeste do Rio. Agora o Bangú precisa fazer uma boa preparação para fazer um campeonato carioca condizente com a sua tradição.

    ResponderExcluir