quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Momento História

Apartir de hoje, teremos periodicamente uma postagem referente à algum clube "pequeno" e tradicional de nosso país. Começaremos pelo nosso Estado. Vamos falar do Americano, tradicional clube da cidade de Campos, que tem esse nome em homenagem ao tradicional América carioca.

Fundado numa célebre reunião na joalharia dos irmãos Suppa, o Americano era para se chamar, na realidade, América Football Club. Tudo por conta de uma sugestão de Belfort Duarte, patrono do clube rubro do Rio de Janeiro – e que, por onde andava, tinha a mania de fundar novos Américas.



Passado, porém, o amistoso entre o Combinado Campista e o próprio América (vencido pelo campeão carioca por 3 a 1), Belfort foi embora e aqui ficaram os irmãos Bertoni, uruguaios que jogavam no time de Belfort. E foi por sugestão deles que, ao invés de América, nascia o Americano F.C.. Na tarde de 01 de junho de 1914.

Tendo como presidente o empolgado Carlos Barroso, o novo clube enfrentou dificuldades logo no começo. Ainda mais porque já significava uma ameaça para o Rio Branco, o Goytacaz, o Aliança e o Luso-Brasileiro – os grandes da época. Mas, após vencer o poderoso Rio Branco por 4 a 1, no seu jogo de estréia, começou a se fazer respeitar. E já em 1915 conquistava o Campeonato Campista com uma formação histórica, da qual faziam parte os irmãos Ernesto e Luiz Pamplona, Zizinho Suppa, Sinhô Campos, Heitor Manhães e Nélson Póvoa.
Fonte: Clube

2 comentários:

  1. Muito boa a sua ideia.
    Mas o Americano ficou um pouco manchado por culpa do já falecido Eduardo Viana, o Caixa D'Agua.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente a sua ideia. Uma sugestão futura, fale dos estádios desses times, sua capacidade etc e fale da situação atual desse times.

    ResponderExcluir