Visando aperfeiçoar e dar melhores condições aos árbitros, em 2011, o Rio de Janeiro irá contar com um Centro Excelência e Treinamento de Árbitros (CETA). O projeto já está em andamento e o local já escolhido. Será um terreno de 39 mil metros quadrados em Jacarépagua, na Zona Oeste.
Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (COAF-RJ), Jorge Rabello, o projeto é pioneiro: “No Brasil, certamente é o primeiro. No mundo, não posso dizer com certeza. Mas pelo que acompanho de Uefa e Fifa, nunca ouvi falar de um CT exclusivo para os árbitros. Isso é o futuro. Acredito que o trabalho com a arbitragem será dividido em antes e depois desse projeto.”
O custo total deverá ficar em R$ 13 milhões. O Ministério do Esporte aprovará o projeto, para a custeio das obras.
O CT terá alojamentos para mais de 120 árbitros, instrutores, observadores e treinadores de arbitragem; refeitório; auditório; salas de estar, TV e jogos; sala para acesso a internet; piscina; departamento médico; fisioterapia e fisiologia; musculação; odontologia, nutrição; lavanderia; um campo oficial de futebol; pista de atletismo; caixa de areia; sauna e vestiários.
Opinião:
Aprovo essa idéia, quanto mais profissionalizar o quadro de arbitragem, mais qualidade teremos, e em consequência, menos erros gritantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário